O espermograma é um exame que analisa a saúde da próstata e dos espermatozoides produzidos pelo homem através de uma amostra de sêmen coletada por via da masturbação, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde. Comumente, o teste é solicitado por um urologista, mas também pode ser recomendado por médicos especialistas em reprodução humana e até mesmo por um endocrinologista.
Sendo também conhecido como “análise do sêmen”, “contagem espermática”, “citologia seminal” ou ainda “estudo da morfologia espermática”, o espermograma tem como objetivo apontar dados sobre a saúde reprodutiva do paciente, como as condições da próstata.
Os médicos normalmente realizam três espermogramas independentes para obter resultados mais conclusivos e fidedignos. Os exames normalmente são feitos com um intervalo de uma a duas semanas entre si para que a mesma quantidade de material seja coletada para análise.
Além de ser mais prático e conclusivo que o exame de infertilidade feminino, que só pode ser feito em períodos que coincidam com o ciclo menstrual, o espermograma não é um exame invasivo, é indolor e não apresenta riscos à saúde.
ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA COLETA
Deverá ficar sem ejacular (sexual, masturbação e ejaculação noturna) de 2 a 7 dias antes do exame.
A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material. A perda do material prejudica a análise do exame.
Colher diretamente no frasco estéril.
Não colher em preservativos, não usar lubrificantes (inclusive saliva) e não colher através de coito interrompido (relação sexual interrompida).
Antes da coleta, urinar e higienizar e NÃO DEVERÁ PERDER NENHUMA AMOSTRA, se houver perda deverá ser realizada nova coleta ou haverá erro no exame.
Comments